Automação jurídica: benefícios e boas práticas

Automação jurídica: benefícios e boas práticas

Escritórios de advocacia ganham produtividade, tempo e resultados ao adotar uso de um software jurídico

A alta competitividade do mercado jurídico demanda soluções que posicionem seu negócio um passo à frente da concorrência. Com mais de 1,1 milhão de advogados registrados na OAB e a expectativa de que esse número ultrapasse os 2 milhões até 2023, novos escritórios de advocacia são criados continuamente no país. Boa parte já “nasce” usufruindo dos benefícios da automação jurídica.

Escritórios que atuam em centenas de processos têm na automação jurídica a oportunidade de otimizar tarefas cotidianas que são essenciais para a gestão do negócio, mas que reduzem tempo e produtividade da equipe. 

A inteligência artificial é uma aliada que facilita e dá mais precisão a processos que exigem muita atenção – como criar relatórios e arquivar documentos ou controlar as despesas e o fluxo de caixa.

A consequência da automação jurídica é que os advogados podem aproveitar suas qualificações para focar em atividades que são estratégicas para o negócio. Tal possibilidade é proporcionada por um sistema que não só auxilia na gestão financeira e administrativa, como também implanta uma cultura organizacional na empresa: o software jurídico.

Benefícios que a automação jurídica traz para o seu escritório de advocacia

Para escritórios de advocacia em ascensão que buscam meios para aumentar a produtividade de seus associados, aderir à automação jurídica irá gerar reflexos positivos em todos os setores do negócio – e resulta em diversas vantagens competitivas. Confira alguns dos benefícios que o software jurídico apresenta:

• Aumento de produtividade 🡪 O software jurídico dispõe de funcionalidades que, de maneira simples e com atualizações em tempo real, facilitam a rotina do escritório e aumentam a produtividade dos advogados e de toda a equipe. Todas as informações sobre cada processo, por exemplo, além de armazenadas com segurança, podem ser rapidamente acessadas pela plataforma. O sistema também auxilia no cumprimento de prazos, obtendo melhores resultados e mantendo os clientes satisfeitos.

• Auxilia no gerenciamento da equipe 🡪 O software jurídico permite que você fique a par de todas as pendências e controle os acontecimentos dentro do escritório. A plataforma oferece indicadores de produtividade e eficiência para que o gestor avalie o desempenho de cada associado e gerencie melhor a equipe. Com o sistema integrado, diferentes setores do escritório também trocam informações de forma ágil e precisa para criar um fluxo de trabalho claro, mais organizado, produtivo e que pode ser rastreado.

• Mais facilidade no controle de prazos 🡪 Esqueça agendas, planilhas do Excel e as pilhas de papéis: o software jurídico controla as datas relacionadas a cada processo e emite alertas personalizados para que não se perca nenhum prazo – judiciais ou os definidos pelo próprio cliente. Ter uma visão global sobre todos os prazos também permite planejar melhor as próximas etapas a cumprir nos processos.

• Proporciona a integração entre diferentes áreas das empresa 🡪 Entre as grandes vantagens da automação jurídica está a integração das informações de diferentes departamentos do escritório. Jurídico, RH, Financeiro, Marketing, Contabilidade e demais áreas podem trocar e atualizar informações em tempo real pelo sistema do software – uma conexão que oferece mais clareza e agilidade, reduz a possibilidade de erros e aprimora o funcionamento do negócio como um todo.

• Redução dos custos 🡪 A redução de custos é uma consequência direta da otimização do tempo e da produtividade dos associados e também por acabar com a necessidade de armazenar grandes arquivos, imprimir milhares de papéis, etc. A gestão financeira do escritório é beneficiada com o total controle sobre contratos, despesas, honorários, contas a receber e fluxo de caixa – além dos indicadores financeiros constantes que o software fornece para auxiliar na tomada de decisões.

Boas práticas que devem ser adotadas na automação jurídica

O primeiro passo para efetuar com sucesso a automação jurídica de um escritório de advocacia é escolher o software jurídico que oferece as melhores funcionalidades para seu negócio. Ele deve dispor de recursos que são efetivamente capazes de, ao simplificar e agilizar processos cotidianos, otimizar tempo e ganhar produtividade . 

De posse do sistema, é recomendável seguir algumas boas práticas para que gestor e equipe possam usufruir integralmente de todos os benefícios que o software jurídico pode oferecer:

• Use e abuse dos recursos oferecidos no software jurídico 🡪Acessível pelos navegadores mais utilizados, simples de operar e compatível com os sistemas Windows, Mac e Linux, o software jurídico da Vios Tecnologia oferece recursos que facilitam muito a rotina do gestor e de seus advogados: painel de gestão do escritório, indicadores financeiros, relatórios de performance, acompanhamento de tarefas, criação de contratos, emissão de boletos de cobrança e muito mais.

Gerencie o trabalho da equipe através da automação 🡪 Envolva sua equipe no planejamento das próximas ações, treine os colaboradores no uso do software jurídico e, com os devidos processos automatizados, observe a produtividade aumentar consideravelmente. A plataforma da Vios Tecnologia dá ao gestor controle sobre as atividades do negócio sem precisar centralizar todas as decisões – ele tem acesso às pendências, às trocas de informações dos diferentes setores, recebe alertas de prazos e pode avaliar o desempenho de cada colaborador com indicadores de eficiência.

Baixe nosso Checklist para escritório de advocacia e confira boas práticas de gestão

Automação jurídica ajuda a otimizar trabalho estratégico


Os recursos do software jurídico automatizam grande parte da rotina do escritório, organizando as tarefas e criando um fluxo de trabalho transparente. Com os processos sendo cumpridos de forma mais ágil e assertiva, o trabalho de toda a equipe é facilitado – e permite que gestor e advogados possam focar na parte estratégica do negócio, deixando tarefas repetitivas a cargo da inteligência artificial.

Conheça todas os recursos e saiba como o software jurídico da Vios Tecnologia otimiza suas tarefas do início ao fim!  

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *