Como escolher o melhor software jurídico para o seu escritório de advocacia?

Como escolher o melhor software jurídico para o seu escritório de advocacia?

Ferramenta deve otimizar gestão, tempo e performance de todos os setores da firma

Monitorar as centenas de processos e atividades de um escritório de advocacia, ainda que “à distância”, é essencial para mantê-lo sob controle. Da mesma forma, espera-se que os associados tenham autonomia suficiente para aumentar a produtividade do escritório. Esta ambiguidade pode ser resolvida com o uso de inteligência artificial.

Um software jurídico concede não só mais controle sobre as atividades do escritório como facilita a projeção de resultados e aumenta a produtividade dos associados. Isso porque ele libera o escritório de rotinas manuais que só atrapalham seu crescimento integrando todos os dados em um sistema de gestão eficiente, seguro e fácil de usar.

Mas como escolher o melhor software jurídico para o seu escritório? Veja a seguir alguns pontos que devem ser considerados e saiba como escolher a opção mais estratégia para o seu negócio. 


Quais critérios levar em consideração na hora de escolher o software?


Tendência surgida há poucos anos, a utilização de softwares jurídicos hoje é uma necessidade competitiva para escritórios de advocacia. A ferramenta automatiza processos que, quando feitos manualmente, estão sujeitos a erros e levam muito tempo. O software acaba com a necessidade de arquivos cheios de papeis e simplifica o dia a dia do escritório.

Alternativas à disposição no mercado, não faltam. Para escolher o melhor software jurídico para seu escritório, porém, é preciso conhecer todas as funcionalidades que ele tem à disposição.

Confira:

● Gestão 🡪
 O melhor software jurídico precisa dispor de instrumentos que simplifiquem a gestão do calendário de processos. Isto é possível se ele oferecer uma visão prática e objetiva de tudo que é necessário para cumprir as rotinas processuais – e emitir alertas para que a sua equipe não perca nenhum prazo. Além disso, deve gerar contratos, procurações, petições, recibos e todo tipo de documento necessário.

● Tempo 🡪
O uso de bilhetinhos, arquivos cheios de papeis e até de e-mails confusos é coisa do passado. Com um sistema integrado de dados, a tomada de decisões torna-se muito mais fácil, rápida e segura. A própria troca de informações entre diferentes setores do escritório ganha em agilidade e precisão: o melhor software jurídico otimiza o tempo com operações intuitivas e um fluxo de trabalho claro.

● Performance 🡪
O melhor software jurídico é aquele que oferece um Dashboard de acompanhamento onde é possível visualizar com agilidade relatórios de performance dos diferentes setores do escritório. A mesma ferramenta possibilita com que os gestores verifiquem informações relevantes sobre os processos, como andam as tarefas a serem realizadas pela equipe e se está ocorrendo algum atraso.

● Segurança 🡪
O sistema integrado fornecido pelo software deve conferir muito mais confiança e segurança à rotina do escritório. Ele precisa permitir a visualização dos indicadores de suas operações e fornecer dados com resultados em tempo real – inclusive um resumo de todas as liminares, sentenças e acordos. E você deve poder criar “reports” customizados para ter ainda mais precisão nas operações.

● Financeiro 🡪
A eficiência do setor financeiro é muito maior com o uso do melhor software jurídico. Ele dá maior controle sobre as despesas, honorários e o fluxo de caixa, além de gerar relatórios com indicadores financeiros. Ajuda a supervisionar os contratos, as contas as receber e ainda emite boletos de cobrança. O software também identifica clientes em atraso e dá baixa na cobrança assim que ela é quitada.

● Atendimento
🡪 Clientes satisfeitos com um atendimento mais eficiente: esta deve ser a principal função de um software jurídico. Com um Dashboard que oferece acesso imediato a todos os dados de cada processo do escritório, buscar informações é muito mais ágil e seguro. Ele deve informar todos os atendimentos em andamento, o histórico de horas dedicadas a cada caso e fornecer uma visão unificada do cliente.

Compatibilidade 🡪 Para que seja o melhor software jurídico, o instrumento deve ser compatível com os principais sistemas operacionais (Windows, Mac e Linux), utilizável em aparelhos Android e iOS, acessível nos melhores navegadores (Chrome e Firefox) e ter um sistema responsivo. Ele também deve ser fácil de operar e garantir que um curto treinamento seja o suficiente para a equipe aprender a usá-lo.

● Judiciário 🡪 Se há muitos anos o Judiciário brasileiro é criticado pela lentidão e gestão deficiente, sua modernização também passa pela digitalização dos próprios escritórios de advocacia. O melhor software jurídico deve estar alinhado com o processo judiciário eletrônico e facilitar toda a prática no trâmite das partes e advogados nos tribunais.

Vantagens de escolher o Vios Jurídico


O software jurídico da Vios Tecnologia é uma referência no setor digital justamente por oferecer todas as funcionalidades descritas acima – e ainda mais. O melhor software jurídico cria um calendário processual simples de gerir e com informações que são atualizadas em tempo real. Com ele, nenhum prazo é esquecido ou perdido.

Compatível com as melhores plataformas e sistemas operacionais, o software jurídico da Vios é simples de operar, facilita a rotina dos advogados e aumenta a produtividade com suas inúmeras funcionalidades: painel de gestão do escritório, painel de indicadores financeiros, relatórios de performance, acompanhamento de tarefas, controle de horas trabalhadas, gerados de petições e contratos, e muito mais. 


Conheça ainda mais detalhes sobre o software jurídico Vios! 

Leia também: 

🡪 Como escolher o sistema jurídico certo ajuda a ter contratos eficientes e rentáveis 

🡪 4 benefícios do uso de sistemas integrados para gestão de escritórios jurídicos 

🡪 Contencioso de massa: “Grande diferencial do VIOS Jurídico é fluxo de trabalho claro e operações muito intuitivas”

Comments

comments

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *