Como escolher o sistema jurídico certo ajuda a ter contratos eficientes e rentáveis

Como escolher o sistema jurídico certo ajuda a ter contratos eficientes e rentáveis

A experiência da equipe do Vios com sistema jurídico para a gestão de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas mostra que ainda há pouca preocupação em geral com a forma que o trabalho será realizado. Isso chama a atenção porque os profissionais que atuam na área jurídica sabem que um contrato de prestação de serviços na linha do contencioso de massa e serviços advocatícios de maior volume podem ser operados com eficiência de até 40% em relação ao que comumente se faz.

Para que os contratos sejam eficientes e rentáveis, tanto para escritórios quanto para as empresas, dois pontos precisam ser observados:

A participação no contrato de um profissional voltado para questões relacionadas à tecnologia e processos. Este profissional vai atuar na análise e na correção de gargalos e de trabalhos manuais ou duplicados. Como exemplo podemos citar duas situações. Na primeira, o escritório montou uma operação para atender uma demanda de 30 mil processos e colocou a operação funcionando em 15 dias. Na segunda, 10 mil processos foram distribuídos de forma automática por meio de uma integração com o sistema jurídico usado pela equipe de advogados da empresa, sem a necessidade de que alguém tivesse que fazê-lo.

Ter um sistema jurídico que possa gerenciar o departamento da empresa e o prestador de serviços ou uma integração expressiva entre os sistemas e serviços. Uma grande empresa nacional que atua no setor financeiro e teve os processos de emissão, pagamento e importação de guias das custas completamente automatizados. Isso permitiu que tanto o departamento jurídico quanto o financeiro da empresa não precisassem adicionar pessoas a essa etapa da operação.

Bons relatórios com economia de tempo e com precisão

Outro ponto que envolve os contratos são os relatórios. Cada departamento jurídico tem sua demanda de relatórios e por isso tem uma determinada forma de receber, processar e formatar as informações. Neste caso, é importante que o sistema jurídico contratado pelo escritório tenha disponibilidade de customizar e automatizar os “reports” necessários. Esta precaução reflete em economia de tempo e gera precisão na operação.

Em diversos casos os “reports” são rotineiros, com prazos semanais, quinzenais ou mensais. Tudo isso, a partir do uso de um sistema jurídico como Vios, pode ser automatizado, sem que se percam prazos ou que se demande alguém para cuidar disso, quando poderia estar executando tarefas de maior complexidade ou de maior prioridade.

Resultados na prática

Reunimos abaixo três exemplos de ganhos envolvendo escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas que só foram possíveis de serem conquistados graças ao sistema jurídico escolhido, à tecnologia e aos advogados com a visão de gestão de processos:

Caso do segmento financeiro: Foi feita a transferência de 100 mil processos para um escritório que foram importados e distribuídos de forma automática. Um sistema jurídico, como o Vios, permite a distribuição de processos com base em regras de distribuição, por Órgão Julgador ou assunto de forma proporcional entre um conjunto de advogados do escritório.

Caso do segmento financeiro: Possibilitou que fossem lidas e processadas as intimações em lote de volume de mais de 10 mil. Um sistema jurídico, como o Vios, possibilita a criação de fluxos de interpretação de intimações e lançamento de informações de forma automatiza. Hoje em dia é muito comum o judiciário julgar em lote os processos de contencioso de massa. Por isso, o escritório deve possuir uma ferramenta que tenha capacidade de recepcionar e processar estas em formações em lote.

Caso do segmento telecom: Toda a geração de documentos e protocolos de entrega são gerados automaticamente a partir do sistema, retirando a demanda de pessoas dessa tarefa. No sistema jurídico Vios, é possível criar modelos de documentos como contestação, apelação e outras peças processuais possibilitando que o advogado gere um documento com os dados do processo e partes instantaneamente em poucos cliques.

A expertise do Vios

Apresentamos até aqui exemplos das possibilidades que existem à partir das avaliações dos processos e contratos. A Vios, com o relacionamento com os clientes de seu sistema jurídico, tem expertise em olhar para as demandas e trabalhar com tecnologia e processo para que aconteça de forma ágil, precisa e com baixo custo.

Possuímos casos em que integrações foram realizadas em menos de 10 dias, permitindo a migração de processos e o início de operações em tempo que até então não se acreditava serem possíveis.

O foco da equipe Vios, ao oferecer o sistema jurídico, é trabalhar em situações onde exista escala, operações com volumes onde exista espaço para otimizações, integrações, ganhos consideráveis de custo e eficiência

Saiba mais sobre as vantagens e os custos-benefícios do sistema jurídico do Vios.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *