3 dicas para aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia

3 dicas para aumentar a rentabilidade do escritório de advocacia

aumento rentabilidade escritório de advocacia

Aumentar a rentabilidade da empresa é o objetivo de todo empreendedor. Ou seja, quem não quer aumentar o resultado em cima dos investimentos realizados? Para tornar isso realidade, o passo inicial é observar com atenção o que acontece dentro da empresa e no mercado em que se está atuando. Rever rotinas de gestão ou apostar em novas oportunidades, por exemplo, são formas de incrementar a receita visando tornar o negócio mais rentável. Neste post, apresentamos três dicas específicas que podem ajudar o escritório de advocacia a identificar ações que podem ajudar a aumentar a rentabilidade.

Diferencie-se da concorrência

one-1426636_1280 Se o escritório não tem especialidades ou uma especialidade, é interessante buscar oferecer ao menos um serviço em que esteja reconhecidamente entre os melhores no mercado. Especialistas tendem a conseguir melhores honorários em comparação com os profissionais que se apresentam sem que tenham uma área de atuação específica. Estar em áreas pioneiras também possibilita o escritório trabalhar com honorários melhores por não haver uma base de comparação. Seja o primeiro tornar-se uma vantagem competitiva importante para o seu cliente, isso tem valor.

Busque a eficiência

two-1426640_1280 Caso o escritório trabalhe com advocacia de volume ou de massa, o desenho dos processos, a eficiência no trabalho e a gestão da operação são os pontos de atenção para manter as margens, com possibilidade de ampliá-las. No entanto, isso não está relacionado a cobrar mais pelos honorários, mas sim com ser mais eficiente em gestão de processos, sistemas e equipes. Uma maneira de fazer isso é adotar um sistema integrado, como o Vios Jurídico, que ajude a tornar toda a gestão do escritório mais eficiente a partir de um controle maior de todas as etapas relacionadas aos processos.

Tenha sempre um plano B

three-1426639_1280 Para empresas que atuam no setor de serviços a expressão mortal é “custo fixo”, que é tudo aquilo que se tem contratado e que não sofre variação, independentemente do volume de trabalho e dos contratos. É importante que escritórios de advocacia tenham planos tanto para expansão quanto para retração de suas atividades. Isso porque os lucros acumulados podem facilmente serem drenados por um “descasamento” entre faturamento e custo. É importante ainda que se tenham espaços físicos, equipamentos e equipes que possam ser reajustadas, rearranjadas e redimensionadas de acordo com o que acontece no mercado e no cenário econômico.

Quer saber o que mais fazer para aumentar a rentabilidade? Entre em contato com o time do Vios Jurídico.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *