Fidelização de clientes: como fidelizar usando software jurídico

Fidelização de clientes

Fidelização de clientes: como fidelizar usando software jurídico

A conquista de novos clientes para o escritório de advocacia, assim como em qualquer outro negócio, é sempre motivo para comemoração. E é uma comemoração que certamente deve ocorrer porque a concorrência é cada vez mais acirrada com os escritórios investindo para melhorar sua gestão com o objetivo de oferecer melhores serviços.

Mas tão importante quanto conquistar um novo cliente é trabalhar no sentido de fidelizá-lo, estabelecendo um relacionamento de longa duração ou firmando o escritório como sendo aquele que ele buscará sempre que necessário. Neste sentido, a fidelização de clientes exige uma estratégia que inclua a busca pela excelência no trabalho realizado somada a oferta de diferenciais no atendimento que surpreenda e cative. É fazer o que se espera de um escritório de advocacia, mas sempre com aquele algo mais.

O básico da fidelização de clientes está na prestação de serviços de qualidade e diferenciados. Mas passa também por conhecer efetivamente quem é o cliente do escritório. Como buscar a fidelização de clientes que não se conhece em detalhes? Parte disso pode ser resolvido usando um software de gestão para escritórios de advocacia como o VIOS Jurídico, que integra todo o trabalho do escritório e que pode ajudar a traçar o perfil do cliente com base nos serviços que são prestados para ele.

Entre os dados que você pode buscar estão itens como o tempo de duração dos contratos, o tipo de serviço prestado, o ticket médio gerado, além das informações efetivas sobre o cliente (localização, área de atuação, etc.). Por exemplo, no caso de clientes pessoa jurídica, você pode procurar saber mais sobre o mercado de atuação e cruzar dados com quais serviços foram executados. Será que não é hora de oferecer algo mais, caso o mercado tenha passado ou venha a passar por algum tipo de alteração? Mudanças na legislação, por exemplo.

Outra vantagem que o uso do software integrado traz nesta estratégia de fidelização é que os dados gerados ajudam a clusterizar os clientes. Os clusters de clientes podem permitir que se ofereçam serviços mais ajustados aquele grupo de clientes. Um critério pode ser geográfico, outro pode ser por segmento e assim por diante.

Importante: ao pensar em formas de fidelização de clientes, você pode, também com base nos dados gerados pelo software de gestão usado pelo escritório, tentar recuperar aqueles que por algum motivo deixaram de ser atendidos. E o melhor é que além de recuperar, você já poderá aplicar ações que ajudem a fidelizar esse cliente que está retornando para ficar por um bom tempo.

Estude e analise os dados sobre como foi o trabalho com este ex-cliente. Ouça a equipe que o atendeu. Junte tudo isso, veja se o escritório falhou no relacionamento com ele em algum momento e prepare sua estratégia para a nova abordagem.

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