Cresce número de advogados societários no mercado

Cresce número de advogados societários no mercado

advogados societários
O advogado especializado em direito societário trabalha, diretamente, com as questões ligadas ao mundo corporativo

A demanda por advogados societários aumentou consideravelmente nos últimos anos. De cinco escritórios de advocacia, em quatro deles há vagas abertas para a função. Segundo especialistas, a alta procura acontece por conta do aumento da concentração empresarial em setores como telecomunicações, energia, indústria química e varejo, além do crescente apetite dos fundos de capital próprio (private equity) por investimentos no país e no exterior.

Segundo o portal da Revista Exame, em apenas 30 dias foram fechadas 54 fusões e aquisições de empresas no Brasil. O número, referente ao mês de julho, foi divulgado pela consultoria PwC em um relatório mensal sobre o assunto. Desde janeiro já foram 460 negócios fechados. O relatório aponta ainda que a maioria das fusões está no setor de TI, com 16% do total, seguido dos setores financeiro e de varejo, ambos com 10%. 

O advogado especializado em direito societário trabalha, diretamente, com as questões ligadas ao mundo corporativo. É papel dele constituir sociedades, estabelecer acordo entre sócios ou mesmo vender e comprar sociedades, por diversos meios. O direito societário reúne as regras sobre a constituição e a dissolução das sociedades. Pode orientar processos de compra e venda de participações societárias e conciliar disputas entre acionistas. No dia a dia do escritório, os advogados societários elaboram a documentação que dá respaldo às operações, coordenam auditorias e devem estar sempre integrados à área tributária dos clientes.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *