Como gerenciar grande volume de prazos e processos

Como gerenciar grande volume de prazos e processos

gerenciar grande volume de prazos e processos
Gerenciar grande volume de prazos e processos demanda organização. Confira nossas dicas

O escritório de advocacia é um local de trabalho em que o profissional lida constantemente com um crescente volume de tarefas. Cada processo pode ter cerca de dez atos processuais (contando com a fase inicial e a recursal, pode-se chegar a esse número aproximado). Assim, inicialmente é muito fácil gerenciar as ações judiciais enquanto o volume de processos ainda está pequeno. No entanto, com cerca de cinquenta ou mais processos, a dinâmica do trabalho já sofre alteração. Com mais processos, o advogado precisa dedicar mais tempo ao gerenciamento dessas ações. Separamos quadro dicas que podem ajudar nessa organização.


Consulta
Para gerenciar grande volume de prazos e processos, o advogado precisa ter tempo em sua agenda para atender seus clientes, e isso de forma satisfatória. É importante definir em quais horários você atenderá seus clientes: se será todos os dias, se pela manhã, se à tarde, ou se serão separados alguns dias na semana especificamente para realizar atendimentos.

Cumprimento de prazos
Quando o processo já está em trâmite, ele requer prioridade no trabalho. A perda de um prazo pode gerar consequências nada positivas ao cliente, sendo também prejudicial à imagem do advogado. Assim, o ideal é controlar muito bem os prazos processuais. Por isso, além de controlar o prazo, com a respectiva data de vencimento, você também precisa ter em mente uma data limite para que alguma providência seja tomada, apta a sanar a exigência judicial.

Petição inicial
A petição inicial é o grande patrimônio futuro do advogado. Quem não está distribuindo petições iniciais também não terá aquela remuneração futura que dela decorreria. É importante possuir uma lista geral de todas as petições iniciais pendentes. Nessa lista, discrimine o nome do cliente, o tipo de providência a ser tomada e os documentos necessários para ajuizamento da ação. É sempre bom criar uma “check list” dos documentos pendentes. Assim, não se corre o risco de esquecer um documento importante.

Contato com os clientes
Em meio aos prazos e às petições iniciais pendentes, o contato com o cliente, visando sanar alguma pendência, precisa ser controlado. Se algum cliente precisa trazer certo documento, ou mesmo pagar as custas processuais, ele precisa ser lembrado disso de tempos em tempos. Se o prazo for apertado, pode ser que um contato a cada dois dias seja necessário, ou mesmo todos os dias.

Essas dicas simples sobre gerenciamento de processos tem o objetivo de trazer maior eficiência ao trabalho do advogado e dos escritórios de advocacia. Como falamos em posts anteriores, há também softwares eficazes disponíveis no mercado que facilitam o dia a dia dos advogados. Administre bem o seu trabalho!

 

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